Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Saiba como aumentar sua produtividade no trabalho

Postado em 10/06/2019


 

1. Abandone o hábito da procrastinação

Sabe aquela velha história de deixar tudo para depois? Essa é a famosa procrastinação, uma das maiores culpadas da perda de produtividade no trabalho. Aliás, na vida! Os procrastinadores são campeões em não chegar a lugar nenhum. Por isso, abandonar esse hábito é um importante passo.

 

2. Seja bastante organizado

A não ser que você seja um daqueles gênios com cabelos desgrenhados e tão brilhantes quanto bagunceiros, conte com a organização! De papéis, equipamentos, prazos, tarefas, pensamentos etc. Ser produtivo e ser organizado são duas características que andam de mãos dadas.

Basta refletir: quando você acorda sem ter planejado seu dia, provavelmente demora mais tempo na cama passeando por pensamentos infrutíferos. Além disso, demora para sair de casa, passa mais tempo no celular etc. Quando organiza a rotina, já levanta pensando em tudo o que precisa ser feito e em como distribuirá o tempo.

 

 

3. Alimente-se de forma saudável

Sabia que a deficiência de alguns nutrientes atrapalha diretamente a produtividade? Além de refeições desbalanceadas, uma ingestão calórica inadequada (para mais ou para menos) é causadora de falta de ânimo e de foco. Como consequência, isso contribui para diminuir o rendimento profissional.

Praticidade é tudo! Para nunca mais colocar a culpa da alimentação inadequada na falta de tempo, também é legal investir em soluções práticas. Sempre tenha por perto uma opção de lanche saudável, como frutas e amêndoas.

 

4. Realize exercícios físicos

Mesmo que você tenha pouco tempo para se exercitar, procure adicionar alguma atividade física na sua rotina. Além de serem muito benéficos para a saúde do corpo, os exercícios promovem a sensação de bem-estar e contribuem com o equilíbrio da mente.

Eles têm tanto a ver com a condição emocional que podem, até mesmo, auxiliar pacientes com depressão e outros transtornos psicológicos. Isso acontece porque a atividade física promove a liberação de hormônios que atuam diretamente no cérebro.

 

Disposição lá em cima! Um dos maiores benefícios do exercício físico é o aumento da disposição, essencial para uma boa produtividade no trabalho. Uma pessoa fisicamente ativa tem mais aptidão cardiorrespiratória e muscular, além de ter uma maior quantidade de endorfina circulando — o hormônio do bem-estar.

 

Mais autoestima! Além disso, superar os limites físicos e fazer as pazes com o próprio corpo ajuda na autoestima. O resultado é mais confiança e bom humor, duas características que ajudam muito no desempenho profissional. Então, saia do sedentarismo! Meia hora de exercícios diariamente já trará resultados.

 

5. Durma bem

Boas noites de sono são grandes aliadas do equilíbrio emocional que, por sua vez, interfere diretamente na produtividade no trabalho. A principal função do descanso noturno é recuperar as energias — do corpo e da mente. Sem um sono adequado, é comum haver acúmulo de cansaço.

Assim, a pessoa começa a ter déficit de memória, mau humor, estresse, dificuldade de concentração e outras consequências negativas. Até o sistema imunológico é afetado, então, é normal que problemas de saúde comecem a surgir com mais frequência. Para manter a produtividade em dia, durma bem!

 

Viu como não há nenhuma fórmula mágica? Essas dicas fazem parte de um estilo de vida mais saudável e focado. Para terminar, lembre-se de cuidar da saúde e da disciplina pessoal para manter a produtividade no trabalho em dia. Afinal, você é quem mais ganha com a melhora do seu desempenho profissional.